Categorias
Default

Como funciona o processo de inscrição do SISU

Diversos programas sociais de apoio aos estudantes estão sendo realizados ao longo dos anos para melhorar o nível educacional no Brasil, e o SISU é um dos programas do Governo.

Nos últimos anos, a educação brasileira passou por várias transformações, sendo que as que mais se destacam são os programas criados e desenvolvidos pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação e instituições de ensino superior. O MEC divulga então o Edital SISU com as regras do programa, e os alunos interessados em participar do programa.

Quer saber mais sobre inscrição Sisu? Então acompanhe a gente ao longo desse artigo e fique por dentro de todas as informações sobre um dos maiores programas do Governo Federal. Confira!

SISU 2020

O SISU é um programa do Governo Federal que tem periodicidade semestral, sendo a seleção realizada no início dos semestres. São diversas vagas e em muitas instituições públicas presentes em todo o Brasil, oferecendo muito mais opções para os candidatos.

Os interessados em ingressar em uma das vagas, deverão ter feito o Enem do ano anterior e cumprir alguns requisitos. De maneira geral existem vagas destinadas para a ampla concorrência, cotas e ações afirmativas. Para as vagas destinadas para cotistas, e ações afirmativas, a concorrência é entre os que fizeram esta opção. O restante disputa as vagas com outros que realizaram a opção por ampla concorrência, ou seja, na mesma modalidade.

O número de vagas ofertadas pode variar acordo com o curso e a instituição e serão aprovados o numero de candidatos que se encaixarem nos critérios (nota de corte e outras ponderações) pré-estabelecidos pelo Sisu.

Após ser aprovado o candidato selecionado tem um prazo para comparecer à instituição com os documentos exigidos para efetuar a matricula e assim ocupar a vaga.

Em caso de empate, o Sisu leva os seguintes critérios em consideração:

  • Maior nota obtida na redação;
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.Todas as pessoas podem participar do SISU sem problemas, desde de que estejam dentro de algumas especificações básicas do programa.

    Dessa forma, veja a seguir estes critérios que todo estudante deve se encaixar para concorrer a vagas SISU 2020:

  • Primeiramente, é preciso que o aluno tenha realizado o Enem no ano de 2019;
  • Não tenha em hipótese alguma zerado a redação, ou seja, é preciso ter ao menos tenha tirado nota 100.

Cronograma SISU 2020

Confira abaixo o cronograma SISU e confira as datas do SISU 2020 no calendário do Sistema de Seleção Unificada:

21/01 a 24/01:
Período de inscrições do SISU, com divulgação das notas de corte do sistema de Seleção Unificada

28/01
Divulgação dos resultados da primeira chamada do programa

29/01 a 04/02
Prazo para participar da lista de espera SISU 2020

29/01 a 04/02
Matrícula da primeira chamada – pode ser estendido, a critério da instituição de ensino

12/02
Convocação dos candidatos inscritos na lista de espera do SISU.

Para que os candidatos possam se organizar ao logo de todo o processo é preciso garantir uma vaga nas universidades participantes, o MEC – Ministério da Educação, divulga no próprio site gratuitamente o cronograma do processo do SISU, esse calendário é de extrema importância pois informar as datas de cada processo.

Primeiro passo é inscrição SISU;

  • Resultado SISU  da Chamada única regular;
  • Matricula da Chamada única regular;
  • Inscrição na lista de espera.

O processo de seleção do SISU costuma sempre se no início de cada ano, é importante estar atento (a) as datas do cronograma.

Como funciona o processo de inscrição do SISU

Para dar início à sua inscrição, você precisa entrar no sistema online do SISU  utilizando o número de inscrição e senha do sistema do ENEM. A partir disso, é só alterar (se necessário) os seus dados já cadastrados, selecionar as duas opções de curso e turno, de sua preferência, e aguardar o sistema gerar a sua pontuação e a pontuação de todos os cursos.

Ao contrário do ENEM, não há cobrança de taxas para realizar a sua inscrição no SISU.

Como você percebeu, o ENEM é fundamental para todos aqueles que pretendem disputar uma vaga em uma instituição pública de ensino superior. Contudo, alguns requisitos devem ser respeitados:

  • Não ter zerado a nota da redação;
  • Ter atingido pelo menos 450 pontos na média (como nota mínima).Cada curso atribui uma nota mínima do Enem para o candidato ser selecionado. E isso vale tanto para:
  • Bacharelado;
  • Licenciatura;
  • Tecnológico.Contudo, vale ressaltar que se você escolher universidades longes de seu endereço, você precisará arcar com todas as despesas financeiras que possam surgir, como:
  • Transporte;
  • Locomoção;
  • Moradia;
  • Despesas alimentícias.Essas despesas não estão inclusas no SISU. Portanto, tome cuidado ao selecionar a universidade de sua preferência.

Agora que já sabe como se inscrever no SISU, já pode realizar a sua inscrição e aguardar a seleção. Caso tenha alguma dúvida deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!