Furiosos Proprietários de Carros Enganados por Firma Jurídica no Caso Dieselgate


Furiosos Proprietários de Carros Enganados por Firma Jurídica no Caso Dieselgate

Os proprietários de carros estão furiosos, alegando ter sido 'roubados duas vezes' depois que advogados 'gananciosos' anunciaram que tomariam uma fatia maior das indenizações no escândalo das emissões de 'dieselgate'.


O escritório de advocacia Pogust Goodhead, líder em ações coletivas, foi acusado de 'roubo à luz do dia' após anunciar um erro na pequena impressão, significando que os reclamantes seriam cobrados 50% em vez dos 35% estipulados nos documentos.


A empresa enviou um e-mail a 1,8 milhão de clientes inscritos no site My Diesel Claim culpando um 'erro tipográfico' pela discrepância, o que gerou uma reação enfurecida dos motoristas que processam os fabricantes de automóveis por supostamente enganá-los sobre os padrões de emissões, reduzindo o valor de seus carros em milhares de libras.


Motoristas adquiriram a chance de receber até £10.000 em compensação por suas reivindicações de fraude de emissões de diesel. Muitos protestaram, afirmando que se inscreveram sob os termos originais quando o site foi lançado em 2021, enquanto outros foram atraídos por uma série de anúncios de TV, incluindo um durante os jogos finais da Copa do Mundo de 2022.


Milhões de motoristas que possuíam ou arrendavam um veículo a diesel entre 2009 e 2020 foram incentivados a aderir à litigação em grupo, 'sem ganho, sem taxa', após as acusações de que os fabricantes de automóveis estavam utilizando 'dispositivos defeat' em seus veículos para trapacear os testes de emissões. O escândalo das emissões da Volkswagen, conhecido como Dieselgate, começou em 2015 e envolveu cerca de 11 milhões de carros em todo o mundo, incluindo 1,2 milhões no Reino Unido.


Este escândalo de ação coletiva no Reino Unido está centrado no fato de que os motoristas pagaram um preço premium por carros a diesel que aparentavam ser ecologicamente corretos. Na realidade, as emissões de gases NOx - uma combinação de óxidos de nitrogênio - eram muito mais altas do que a empresa declarou. As emissões de gases NOx estão associadas, entre outras coisas, à asma infantil e são ligadas a 23.000 mortes prematuras todos os anos no Reino Unido.


Advogados representando cerca de 90.000 motoristas do Reino Unido afirmam que a gigante automobilística alemã 'enganou' os padrões de emissões europeus ao instalar dispositivos ilegais de derrota em seus veículos a diesel. Alega-se que esses dispositivos eram capazes de detectar quando os veículos estavam sendo testados, permitindo que o motor reduzisse as emissões de NOx em condições de teste. Embora os veículos tenham passado nos padrões de emissões europeus, os advogados dizem que eles estavam emitindo até 40 vezes o limite legal de dióxido de nitrogênio quando em operação normal nas estradas.


As repercussões do escândalo levaram a Volkswagen a pagar mais de 30 bilhões de euros (26 bilhões de libras) em multas, custos de recall e acordos civis. Também resultou em acusações criminais por parte dos promotores alemães contra empregados atuais e antigos da empresa.


Visão Geral


O escândalo de emissões da Volkswagen, conhecido como Dieselgate, começou em 2015 e afetou aproximadamente 11 milhões de carros em todo o mundo, com 1,2 milhão no Reino Unido. Motoristas pagaram um preço premium por veículos a diesel que, supostamente, eram ecologicamente corretos.


Os níveis reais de emissões de gases NOx – uma combinação dos poluentes óxidos de nitrogênio e dióxido de nitrogênio – eram significativamente superiores ao declarado pela empresa. As emissões de NOx estão associadas a doenças respiratórias, como a asma infantil, e estão ligadas a 23.000 mortes prematuras anualmente no Reino Unido.


Advogados Pogust Goodhead representam cerca de 90.000 motoristas britânicos que afirmam que a montadora alemã burlou os padrões europeus de emissões ao instalar dispositivos ilegais conhecidos como "defeat devices" em seus veículos a diesel. Esses dispositivos eram capazes de detectar quando os veículos estavam sendo testados, ajustando o motor para reduzir as emissões de NOx apenas durante as condições de teste.


Embora os veículos fossem aprovados pelos padrões de emissões europeus, na prática emitiam até 40 vezes o limite legal de dióxido de nitrogênio quando em circulação. O escândalo resultou em mais de 30 bilhões de euros (26 bilhões de libras) em multas, custos de recall e acordos civis para a Volkswagen.


O impacto do Dieselgate também levou a acusações criminais por promotores alemães contra funcionários atuais e ex-funcionários da empresa. A expectativa é que esse caso tenha efeitos duradouros no setor automotivo e nas regulamentações de emissões em toda a Europa.


Clientes e investidores buscam compensação pelos danos sofridos, e vários fabricantes de automóveis como Ford, Porsche, Opel, Vauxhall, Nissan, Renault, Peugeot, Citroën, BMW, FCA, Suzuki, Volvo, Hyundai-Kia, Toyota, e Mazda também estão sob o escrutínio de ações coletivas em andamento.